Objetivos do Programa TAM

Melhore a qualidade das aplicações

• Aplicações eficientes dependem da escolha adequada da ponta de pulverização e da taxa de aplicação mínima necessária.

• Deve-se levar em conta ainda fatores como: alvo, parâmetros operacionais da máquina, condições climáticas, risco de perdas e deriva, momento da aplicação, tipo de produtos e recomendação agronômica.

Reduzir o custo de produção

• Racionalizar a aplicação por meio de análise operacional e econômica.

• Implementar técnicas para aumentar a capacidade operacional, dimensionamento, rendimento das máquinas e minimização dos custos, sem negligência dos aspectos operacionais e logísticos da tecnologia de aplicação.

Propicie segurança e responsabilidade ambiental e social

• Reduzir o risco de problemas ambientais e das pessoas envolvidas no processo de aplicação de insumos por meio de treinamento, conscientização e capacitação.

A Master Agro, através de seu programa TAM, vem para contribuir muito a que as aplicações sejam realizadas com economia, qualidade e segurança para maximizar o potencial produtivo das lavouras.

Considerando-se que:
  • • A área agrícola brasileira atual é de aproximadamente 55 milhões de hectares.
  • • Em média 10 aplicações a uma taxa de 100 L por hectare, tem-se 55 bilhões de litros de água consumidos nas aplicações.

O que se pode ganhar com isso?

Uma redução de apenas 10% desse total significa​rá​ economia de 5,5 bilhões de litros de água transportada e aplicada.

Na prática, isto equivale às seguintes possibilidades de ganho:
  • • Menor fluxo no transporte de água
  • • Menos recarga do pulverizador
  • • Economia de combustível
  • • Aumento da capacidade operacional do pulverizador

... e ainda é possível somar outros ganhos, pois:

As perdas médias por falha nas aplicações estão entre 10 - 12% do custo dos insumos

As perdas na produtividade por ausência de controle estão entre 10 - 15%


A escassez de recursos naturais – veja-se a falta de água em regiões onde nunca se imaginava –, extremos climáticos com maior frequência e intensidade, ampliação das espécies de pragas, doenças e plantas resistentes ou de difícil controle com os agroquímicos atuais e os altos custos dos combustíveis são alguns dos principais desafios para a sustentabilidade da produção agrícola comercial.

O modelo de produção agrícola brasileiro tem elevado a demanda e a exigência por informações técnicas, insumos, tecnologias agrícolas e componentes que visem a minimização dos problemas do setor. A percepção desta realidade e a decisão por adotar as melhores práticas nas aplicações de insumos são direcionamentos inteligentes.

Como funciona o Programa TAM?

O Programa TAM - Tecnologia de Aplicação Master e uma proposta de capacitação de profissionais que atuam nas aplicações agrícolas.

Ministrado por especialistas da área ou pelos consultores da Master Agro, aborda segurança, regulagem e calibração dos equipamentos, escolha da técnica de aplicação e a interação entre “condicionadores de caldas - insumos - tecnologia de aplicação” com demonstração de sua funcionalidade, benefícios e importância na qualidade, eficiência e redução de perdas físicas, químicas e biológicas no processo.

Quais são as condições para a realização do Programa TAM?

O Programa TAM será realizado com direcionamento às revendas parceiras da Master ​Agro ​já em atividade ou àquelas que se encontram em condição avançada de desenvolvimento de parceria. Além disso, deverá contar com um número suficiente de produtores e profissionais de aplicação que viabilize ​a efetivação das palestras e treinamentos..

O que determina a eficiência de uma aplicação?

A eficiência do controle fitossanitário exige a avaliação prévia de dois aspectos fundamentais da técnica de aplicação: o tamanho das gotas e a taxa de aplicação.
Estes dois itens definirão a distribuição e a quantidade de produto que chegará ao alvo desejado. Escolha da ponta e pressão de trabalho definem o tamanho das gotas. Interação da vazão da ponta com o espaçamento e a velocidade de trabalho do pulverizador determinam a taxa de aplicação.

Por que adicionar condicionadores de caldas?

Os condicionadores de caldas agem melhorando o desempenho dos produtos aplicados graças à ação como espalhante, adesivo, penetrante e umectante – e também em função das propriedades tamponantes/acidificantes, quelatizantes, redutores de deriva, compatibilizantes e redutores de espuma.

Back to Top